Serviço de Coach Literário



Saiba como se tornar um escritor profissional

SOBRE O COACH

PARA QUE SERVE

Ajudar as pessoas que querem escrever livros a estruturar as ideias por meio de ferramentas como a Jornada do Herói, utilizada por autores best-sellers e pelos estúdios de Hollywood na construção de roteiros.

A QUEM INTERESSA

Aspirantes a escritores, escritores amadores e escritores profissionais ou apenas quem deseja escrever um livro ou aplicar os métodos em sua empresa ou vida que desejam escrever um livro.

COMO É REALIZADO O SERVIÇO

Primeiro marcamos um bate-papo informal, para que eu entenda exatamente o que você deseja e para que. Neste bate papo direi qual o método de coach ou curso mais adequado de acordo com suas necessidades e explicarei como ocorrerá o processo. Depois disso é que marcaremos as sessões conforme sua necessidade.

O QUE É O SERVIÇO DE COACH

As histórias fazem parte da humanidade, desde que está passou a existir e é algo nato em cada um de nós, quase como uma necessidade fisiológica. Impossível desconectar o ser humano das histórias, pois ela está em nós e as contamos a todo momento. E o que diferencia os profissionais em contar histórias, é o domínio desta arte, por meio de ferramentas que potencializam a história, a tornando interessante para quem a ouve, lê ou assiste.

Para que uma história se torne “publicável”, é necessário que além do talento e da vontade de escrever, se utilize técnicas que servem como um guia ou mapa para a construção da história. Técnicas utilizadas pelos estúdios de Hollywood, como a própria Disney e Pixar, para a elaboração de roteiros e por escritores best-sellers do mundo todo, que fazem sucesso com seus livros.

Esta técnica tem como base a famosa Jornada do Herói, criada pelo sociólogo Joseph Campbell, que depois de correr o mundo e conhecer diversos povos, identificou um padrão entre as diferentes culturas, na maneira de se contar uma história. Trata-se de uma ferramenta poderosa, tanto para a elaboração, como análise e adaptação da história para que o escritor não se perca no meio do caminho e utilize elementos que irão manter a atenção do leitor, concentrada em suas páginas, fazendo com que queira sempre ir para o capítulo seguinte, não abandonando a leitura.

Veja abaixo os módulos do coach completo:

Módulo 1 - Histórias

- Como surgiram as histórias: Pinturas rupestres: história das caças, sair da caverna, o medo do novo (desconhecido), chamado à aventura.

- Elementos básicos para a construção de uma história: o que te incomoda, objetivo (do autor e da história) e premissa ( Como utilizar o “E se...”).

Módulo 2 - A Jornada do herói

- Jornada do Herói de Joseph Campbell (Livro o Herói de Mil Faces): sociólogo que viajou o mundo e conheceu diversas culturas e achou um padrão entre as diversas histórias de partes diferentes do mundo. Como este padrão é aplicado hoje: Os 3 atos e os dozes passos da Jornada. Livro: A Jornada do Escritor - Christopher Vogler

- Planilha das 100 cenas – pontos de amarras e viradas (0%%, 10%%, 25%%, 50%%, 75%%, 90%%, 100%).

- Arquétipos: Herói, Mentor, Guardião do Limiar, Arauto, Camaleão, Pícaro, Sombra.

- Transformação (problema externo e interno)

Módulo 3 - Personagens

- Protagonista

- Antagonista

- Co-protagonistas

- Coadjuvantes

Módulo 4 - Cena

- O que são cenas? A estrutura de uma cena (objetivo, obstáculo, desastre reflexão, dilema, decisão).

- Narrativa: 1ª e 3ª pessoa, mostrar e não contar, quais palavras evitar.

- PDV – Ponto de Vista

- PDO – Ponto de Observação (externo - perto e longe / Interno - perto e longe)

- Filtros de Cena (externos e internos: limitações do personagem, como ele enxerga as coisas conforme seus sentimentos, passado e traumas).

Módulo 5 - Cenário

- Pesquisa (Internet, checar fontes).

- Como descrever (mostre, não descreva).

Módulo 6 - Revisão e registro da obra

- Revisão estrutural (pontos bem amarrados, falhas de cena, real x absurdo).

- Revisão textual e gramatical (palavras repetidas, advérbios em excesso, corte de palavras – menos é mais).

- Como funciona o registro na Biblioteca Nacional.

Módulo 7 - Book Proposal

- Como elaborar um Book Proposal para apresentar as editoras

Módulo 8 - Posicionamento do autor

- Como se posicionar perante as editoras, mercado e agentes literários.

Solicite mais Informações

Para saber como marcar uma primeira sessão gratuita e obter informações como duração e valores, clique no botão mais informações