Tudo o que você precisa saber sobre Leitura Crítica

Os três primeiros passos para se criar boas histórias
23 de October de 2017
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL! 2 livros R$ 30,00 com frete incluso!
20 de November de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre Leitura Crítica

Precisa de um serviço de leitura crítica? Saiba sobre o assunto

Q ueria falar sobre um assunto, na verdade um serviço bem requisitado no meio literário, mas o qual nem todos sabem exatamente como funciona.

A LEITURA CRÍTICA.

Mas afinal o que é?

Apesar de muitos confundirem a leitura crítica com a revisão de texto, os dois são serviços bem diferentes. Enquanto a revisão de texto se preocupa com a parte ortográfica e gramatical de um texto ou obra, a leitura crítica vai analisar outros aspectos que irão ajudar a tornar aquele texto ou obra, com maior chance de publicação.

E você deve estar se perguntando, que aspectos são estes, certo?

E é sempre bom lembrar que ao contratar o serviço de leitura crítica, sua mente e coração devem estar abertos para receberem CRÍTICAS. Claro que são críticas construtivas, ajustes, sugestões de melhoria, para que justamente sua obra fique adequada para ser apresentada a uma editora ou aos leitores. E como expressam também o ponto de vista de outra pessoa, vale lembrar que são sugestões que você pode ou não acatar. O que é certo, é que as sugestões e pareceres dados pelo profissional que realizou a leitura crítica, sempre devem ter embasamento e expressar ao mínimo sua visão pessoal sobre o assunto em questão.

Como é um assunto rico, vamos falar mais sobre ele?

DISSECANDO OS PONTOS DE ANÁLISE DA LEITURA CRÍTICA PARA OBRAS LITERÁRIAS

Como leram acima, expliquei um pouco o que é a leitura crítica, para que serve, suas diferença em relação a revisão de texto e quais são os pontos levados em conta a serem analisados. Quando se coloca uma obra literária a disposição de uma leitura crítica , deve se estar aberto para as sugestões e pontos a serem melhorados propostos pelo especialista, com o objetivo de tornar a obra mais profissional, sem pontas soltas e apresentável para uma editora ou para os leitores.

Explicarei agora, o que são cada um desses pontos. É com base nesses itens que o leitor crítico dá suas sugestões de melhora na obra em análise.

VAMOS LÁ?

- ENREDO: Neste quesito, se verifica qual o objetivo da história ou ponto a ser alcançado pelo protagonista. É necessário que isto esteja claro, para que a história não perca seu rumo.

- ESTRUTURA: É onde é se analisa como está dividida a trama e se esta utiliza artifícios como a Jornada do Herói.

- CLAREZA: A narrativa está de fácil entendimento? Sem muitas palavras rebuscadas? Esse quesito, também é avaliado em relação aos diálogos.

- CONTINUIDADE: Refere-se a fluidez da narrativa..

- CONSISTÊNCIA: A mesma voz narrativa se mantém nas cenas? Ou seja, dentro da mesma cena não deve haver troca do ponto de vista de quem narra a história.

- COERÊNCIA:Onde é verificado se o escritor se mantém fiel as regras que criou para o universo apresentado na sua história. - CONCISÃO: Onde se avalia se cada cena leva a um passo adiante, rumo ao objetivo da história, sem que esta se perca ou divague, deixando assim pontas soltas.

- CONFLITOS: Para que a história gere interesse é preciso haver obstáculos.

PERSONAGENS: Onde é analisada a profundidade dos personagens e se os principais apresentam comportamentos desviantes, o que fará deles mais interessantes.

- SUSPENSÃO DA DESCRENÇA: que avalia o quanto a história envolve o leitor a ponto de fazê-lo acreditar como verdadeiras as premissas criadas pelo autor, mesmo que elas sejam fantásticas, impossíveis ou contraditórias.

COMO CONTRATAR UM SERVIÇO DE LEITURA CRÍTICA

Para fechar o tema LEITURA CRÍTICA, falo por último, sobre o que avaliar para contratar um profissional da área.

Um bom leitor crítico não é aquele que irá te adular e encher seu original de elogios e sim aquele que irá apontar as possíveis falhas em sua obra e dar sugestões inteligentes para sanar os problemas relacionados a estrutura e narrativa da obra. Como eu já disse anteriormente, as críticas devem ter base e lógica para serem coerentes e realmente agregar valor a sua obra. Então o legal não é contratar aquele seu primo, sobrinho ou amigo, que só porque faz faculdade de letras ou comunicação, se acha apto para realizar esta tarefa.

AVALIE ALGUNS PONTOS ANTES DE CONTRATAR, COMO:

- O profissional já escreveu e publicou algo?

- Tem cursos relacionado a área? (escrita criativa, roteiro, estruturação de histórias, storytteling).

- Leia os artigos, textos e contos que o profissional já escreveu. Veja se ele faz o que diz.

Visto isso, passe para a segunda fase. PREÇO

Profissionais dessa área cobram por lauda, o que equivale (mais ou menos a uma página, para se falar em termos leigos). Na verdade, uma lauda deve ter de 1250 a 2100 toques, dependendo do tipo de texto a ser analisado. Os toques, são os famosos “caracteres com espaço”, encontrados no menu “Contar Palavras” do Word. O preço da lauda pode variar também de acordo com a quantidade de toques e tipo de documento, sendo que normalmente quanto mais laudas, mais em conta é o valor.

Com essas informações, creio que ficará mais fácil na hora de você contratar o serviço. Aí basta pedir um orçamento e escolher o profissional.

E para quem estiver a procura, informo que REALIZO O SERVIÇO DE LEITURA CRÍTICA, o que faço com todo amor do mundo.

Quem tiver interesse, basta me enviar um e-mail para leonardo.born@gmail.com ou me procurar por inbox, que vou ter o maior prazer em conversar com você.

Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *